quarta-feira, 12 de maio de 2010

"Pedro e Inês" em cena no CACE


"A que depois de morta foi rainha." Falamos indubitavelmente de D. Inês de Castro e da sua história de amor com D. Pedro I. Aconteceu há quase 700 anos, mas este amor de desfecho dramático, a reacção de D. Pedro, a forma como afirmou e quis perpetuar o seu amor por Inês já inspirou muitos artistas.

O texto de José Carretas, baseado na crónica de Fernão Lopes, procura o homem, para além dos mitos, para além do galã romântico. Pedro teve muitas “amigas”, talvez até um “amigo”. Pretende-se devolver ao público o ser humano, porque afinal de contas, os reis também são homens.

O romance de Pedro e Inês não é apenas mais uma história de conto de fadas ou mais uma intriga palaciana. D. Inês era galega e o rei não aprovava o romance. Mas nem assim D. Pedro desistiu do seu amor, continuou a viver com Inês e tiveram quatro filhos. O rei ordenou então a degulação de Inês, pensando que acabaria de vez com a 'loucura' do filho. Enganou-se. D. Pedro I subiu ao trono e corou Inês rainha, eternizando a sua história.


"Pedro e Inês" é um espectáculo para 9 actores profissionais acompanhados por 8 actores amadores. Está em cena no CACE Cultural do Porto até 22 de Maio, de terça a domingo às 22h.

Marília Freitas

Sem comentários:

Enviar um comentário