quinta-feira, 13 de maio de 2010

Festival de Cannes já começou


O filme "Robin Hood" de Ridley Scott (estreia hoje nas salas nacionais) deu ontem início à 63ª edição do Festival de Cannes. Hoje foi dia de Manoel de Oliveira abir a secção paralela "Un Certain Regard" com a sua mais recente obra "O estranho caso de Angélica". Pelo quarto ano consecutivo, nenhum filme português vai a concurso para a Palma de Ouro. O dia de hoje foi também marcado pela exibição dos franceses "Tournée" de Mathieu Almaric (na foto), um dos filmes em competição e de "Benda Bilili" de Renaud Barret e Florent de La Tullaye que abriu a Quinzena dos Realizadores.

Esta edição já se está a tornar alvo de várias críticas à organização pela escolha de uma produção de Hollywood como abertura, num festival primeiramente reconhecido pelo destaque dado a correntes cinematográficas mais alternativas. Curiosamente, a representação norte-americana em competição acaba por ser das mais reduzidas apenas com "Fair Game" de Doug Liman. Também a apresentação de "Tree of Life" de Terrence Malick, um dos filmes mais aguardados do certame, tornou-se indisponível momentos antes do anúncio da Selecção Oficial o que obrigou a algumas reformulações no cartaz

Críticas e efeitos da crise mundial à parte, destaca-se ainda a crescente participação asiática nos nomeados e a presença de Tim Burton como presidente do Júri. O Festival de Cannes termina a 23 de Maio.



Inês Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário