segunda-feira, 5 de abril de 2010

Heath Ledger


Se fosse vivo faria hoje, dia 4 de Abril, 31 anos de vida. Hoje, ficamos a conhecer mais pormenorizadamente esta sua vida fugaz mas intensa.
Descrito como extremamente tímido, este australiano descendente de irlandeses e escoceses, teve o seu primeiro papel aos dez anos, numa peça de teatro local onde representou o Peter Pan. Sabe-se ainda que teve um canguru como animal de esimação e foi seleccionado para a selecção de hóquei Sub-17, no entanto preferiu tentar a sua sorte como actor. Assim, aos dezesseis anos de idade, Ledger fez exames de graduação rápida e partiu para Sydney para tentar consolidar-se na carreira da representação.
Em 1996 voltou para Perth para atuar como um ciclista homossexual na série televisiva Sweat. A sua estreia no cinema australiano foi em 1997 com o filme Blackrock, mas foi no ano de 1999 que começou a ganhar visibilidade nos EUA com a comédia 10 things I hate about you e o aclamado filme australiano two hands. Este valeu-lhe o primeiro prémio que recebeu: melhor actor principal, atribuido pelo Australian Film Institute Awards. A partir daí Ledger não parou, continuou a representar, dirigiu três video clips para os artistas australianos Ben Harper e N'fa e conseguiu actuações marcantes na sua curta carreira.
Um dos seus notaveis desempenhos foi em Brokeback Mountain, com a interpretação de um cowboy homossexual chamado Ennis Del Mar, pois esta performance recebeu indicações para os prémios de melhor actor tanto nos Globos de Ouro como nos Óscares. Representou depois aquele que é considerado "O Papel" da sua carreira: o Joker no filme "Batman e Cavaleiro das Trevas". Foi então o primeiro actor não americano a interpretar o Joker e o mais jovem a dar vida à personagem. Infelizmente não chegou a ver o resultado do seu trabalho nem o sucesso alcançado pois faleceu antes da estreia do filme.
Ledger, de apenas 28 anos e com uma carreira promissora pela frente, foi encontrado morto na sua própria casa em Janeiro de 2008. Diversas hipóteses foram levantadas pelas autoridades em relação à verdadeira causa da morte, inclusive suicídio. Após duas semanas de investigação, o IML de Nova Iorque finalmente concluiu que a morte tinha sido causada por intoxicação acidental de remédios prescritos com efeitos calmante e sonífero. O funeral aconteceu na sua cidade natal: Perth, Austrália, no dia 9 de Fevereiro do mesmo ano. Ledger foi cremado e suas cinzas dispersas na sua praia australiana favorita.
Já em 2009 Ledger ganhou o Oscar póstumo de melhor actor secundário pela interpretação do Joker, tornando-se um dos oito actores a receber pelo mesmo trabalho o Oscar, BAFTA, Globo de Ouro e SAG Award. Com uma performance singular, classificada pelos críticos como inovadora, credível e fascinante, Ledger tem o seu lugar marcado para sempre na história do cinema mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário